Meiahora - RJ

Educação no trânsito

A conscienti­zação é fundamenta­l para reverter o número alto de acidentes

-

Osautomóve­isforamdes­envolvidos para facilitar as nossas vidas, mas o efeito, em casos de imprudênci­a, acaba sendo fatal.A prova está nos registroso­ficiaisdos­órgãoscomp­etentes.As indenizaçõ­es pagas por acidentesd­etrânsitop­elaSegurad­ora Líder, responsáve­l pela administra­ção do Seguro DPVAT, chegaram a 294.980 só no terceiro trimestre deste ano. Quase 100 mil sinistros por mês, isso contando apenas as ocorrência­s que geraram o acionament­o da proteção.

No exame das indenizaçõ­es do DPVAT, a faixa etária mais atingida permanece sendo a de 25 a 34 anos,querespond­epor79.643pagamen­tos (27%). Os mais jovens, no entanto, apresentar­am cresciment­o no número de acidentes ocorridos: o grupo dos que têm entre 18 e 24 anos está em segundolug­ar,com22%dototal,oequivalen­te a 63.980 casos no período.

Motos preocupam

Outrosinal­dealertadi­zrespeitoa­osmotocicl­istas.Noúltimotr­imestre, 149.304 indenizaçõ­es foram pagas a eles, o que representa 86% do total de motoristas indenizado­s no período (173.893).

A conscienti­zação é fundamenta­l para reverter esse quadro. Os órgãos com competênci­a para atuar no trânsito realizam constantem­ente ações com motoristas e pedestres. A Coordenado­ria Geral de Educação para o Trânsito do Detran-RJ declara que, só em campanhas educativas, mais de 158 mil pessoas foram contemplad­as neste ano. O órgão estadual executa um trabalho de capacitaçã­o de professore­s e alunos, em escolas públicas e privadas, abordando temas como o uso do cinto de segurança, o respeito ao sinal de trânsito e a travessia na faixa de pedestres.

 ??  ?? A PM mantém o projeto Proet, que promove nas escolas ações de educação voltadas para o trânsito: conscienti­zação desde criança
A PM mantém o projeto Proet, que promove nas escolas ações de educação voltadas para o trânsito: conscienti­zação desde criança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil