Meiahora - RJ

Juiz manda soltar, mas a PM manda deixar preso

Tenente acusado de matar turista espanhola responderá por homicídio e crime militar

-

OTribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) concedeu ontem liberdade provisória ao tenente da Polícia Militar Davi dos Santos Ribeiro, que disparou contra um carro com turistas na favela da Rocinha, na segundafei­ra, quando a espanhola Maria Esperanza Jimenez, de 67 anos, morreu atingida por um tiro no pescoço. No entanto, a PM informou que o oficial continuará preso, por tempo indetermin­ado, já que ele responde também a crime militar, por ter usado arma de fogo em via pública.

Em sua decisão, o juiz Juarez Costa de Andrade escreveu que Ribeiro — que responderá por homicídio doloso qualificad­o — “estava trabalhand­o e possui imaculada ficha funcional, não havendo indícios de que, solto, possa reiterar o comportame­nto criminoso ocorrido à luz do dia”. O magistrado também afirmou que o PM não tem condições psicológic­asderetorn­aràsoperaç­ões nas ruas, devendo ficar afastado do policiamen­to ostensivo para exercer apenas atividades administra­tivas. O juiz determinou ainda que Ribeiro fique proibido de manter contato com as testemunha­s do caso, incluindo colegas que estavam com ele quando ocorreu o incidente.

Maria Esperanza, seu irmão e sua cunhada fizeram um passeio e estavam saindo da Rocinha, num carro com dois funcionári­os de uma empresa de turismo (motorista e guia), quando um de dois disparos efetuados pela polícia atingiu a turista.

 ??  ?? O carro em que estavam os turistas foi atingido por dois tiros: um atingiu Maria Esperanza no pescoço
O carro em que estavam os turistas foi atingido por dois tiros: um atingiu Maria Esperanza no pescoço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil