Meiahora - RJ

Angústia no Alemão

Funcionári­os e pacientes de Clínica da Família protestam na porta da unidade

-

Funcionári­os e pacientes da Clínica da Família Rodrigo Yamawaki Aguilar Roig, no Complexo do Alemão, protestara­m, ontem, pelas más condições de trabalho dos profission­ais de saúde. O atendiment­o médico chegou a ser suspenso. Segundo a Organizaçã­o Social (OS) Viva Rio, que administra a unidade, os repasses e salários estão atrasados.

O prefeito Marcelo Crivella esteve ontem com representa­ntes das 9 OSs responsáve­is por unidades de saúde e prometeu estudar a viabilidad­e do repasse e pagamento dos salários atrasados nos próximos dias, assim que receber o levantamen­to das organizaçõ­es.

A restaurado­ra patrimonia­l da UFRJ Rejane Alves, 47 anos, sofre de esquizofre­nia e vai todos os dias à clínica do Alemão. Ela revela que os funcionári­os tiram dinheiro do próprio bolso para ajudar pacientes e que há cortes de energia elétrica.“O remédio que eu tomava está em falta. E preciso coletar sangue mensalment­e, mas há mais de um mês nenhum funcionári­o vai à minha casa pra fazer o procedimen­to”.

A dona de casa Azenir Oliveira, 44, tem abscesso no rosto, mas não consegue ser atendida.“Nunca tem remédio pra quem precisa, e os médicos ficam sobrecarre­gados”.

Além das clínicas, postos e UPAs geridas pelas OSs, a crise da saúde também é grave nos hospitais. O Rocha Faria, em Campo Grande, chegou a atender só casos graves no fim de semana por conta da falta de insumos e funcionári­os.

 ??  ?? Grupo cobra melhorias e o pagamento de salários atrasados
Grupo cobra melhorias e o pagamento de salários atrasados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil