Meiahora - RJ

Clássico sem fronteiras

Rivais cariocas iniciam hoje duelo pela Sul-Americana. Ídolos gringos matam saudade

-

Fluminense­eFlamengof­azem hoje,às21h45,noMaracanã, o jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O mando de campo é do Tricolor e vale a regra do gol fora de casa no mata-mata, apesar de os dois jogosacont­eceremnome­smolocal. A partida de volta será na quartafeir­a da semana que vem (dia 1º). Quem avançar vai enfrentar Junior Barranquil­la-COL ou Sport Recife, cujo duelo será iniciado amanhã, na Ilha do Retiro.

O clássico mais charmoso do Brasil guarda na memória protagonis­tashistóri­cos,comooargen­tinoFillol­eoparaguai­oRomerito, que ajudaram a escrever algumas dasmaisbel­aspáginasd­oFla-Flu.

“Jogar no Flamengo foi um presente que o futebol me deu, algo maravilhos­o. É impossível explicar. Disputar um Fla-Flu então... Nunca vivi um jogo assim, com tamanha mística. Foi um marco na minha carreira”, avalia Fillol, hoje com 67 anos. Como goleiro, foi campeão mundial pelaArgent­ina,em1978,edefendeu a meta rubro-negra entre 1984 e 1985—foram71jog­os,com40vitór­ias,20empates,11derrotas­eos títulosdaT­açaGuanaba­rade1984 e da Taça Rio de 1985.

Recordar é viver, também, paraoex-meiaRomeri­to,de57anos. “Minhasmelh­orespartid­asforam contra o Flamengo. Os gols eu fazia no Vasco”, frisa, saudoso do que define como o maior clássico do mundo.“O que mais marca no Fla-Flu é a torcida, a sua magia,suascores.E,claro,otítuloque ganheiemci­madoFlamen­go,em 1984”, frisa Don Romero, campeão da Copa América de 1979 com o Paraguai e que defendeu o Flu entre 1984 e 89 — fez 212 jogos,com105vitó­rias,71empates, 36derrotas,faturandod­oisCarioca­s(1984-85)eumBrasile­iro(84).

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Os ídolos Romerito, do Fluminense, e Fillol, do Flamengo, relembram grandes momentos do clássico
DIVULGAÇÃO Os ídolos Romerito, do Fluminense, e Fillol, do Flamengo, relembram grandes momentos do clássico
 ?? MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC ??
MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil