Meiahora - RJ

Contra a febre tifoide

Organizaçã­o Mundial da Saúde diz que vacina é eficaz em nove a cada 10 casos

-

AOrganizaç­ão Mundial da Saúde (OMS) está recomendan­do o uso de uma nova vacina, que poderia prevenir nove a cada dez casos de febre tifoide — uma doença causada por água e alimentos contaminad­os, além da falta de saneamento básico, e que atinge muitas crianças em áreas pobres. Especialis­tas ouvidos pelo portal de notícias da BBC, de Londres, disseram que a vacina poderia ter um “impacto imenso” nos esforços para enfrentar os 22 milhões de casos registrado­s anualmente em todo o mundo, com cerca de 220 mil mortes.

A esperança é de que a vacina possa ajudar a eliminar a doença, que é causada por uma bactéria e cujos sintomas incluem: dor de cabeça, febre prolongada, náusea, perda de apetite e constipaçã­o.

Duasvacina­sjáforamap­rovadas anteriorme­nte para ajudar a reduzir o número de casos, mas nenhuma delas podia ser aplicada em crianças de até 2 anos de idade. A nova vacina, de acordo com a OMS, provou ser eficaz também em crianças pequenas.

“Pela primeira vez, eu acho que temos uma vacina muito eficiente”, disse o professor Alejandro Cravioto, chefe do conselho de especialis­tas em imunização, da OMS. Ele recomendou que a vacina passasse a ser aplicada em bebês a partir dos 6 meses de idade.

Cravioto disse ainda que a vacina chega num momento em que a bactéria da febre tifoide se torna cada vez mais resistente aos antibiótic­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil