Meiahora - RJ

Liberdade provisória para PMs

Decisão da Justiça Militar beneficia tenente que atirou no carro que levava turistas

-

juíza Ana Paula Monte FiAgueired­o

Pena Barros, titular da Auditoria da Justiça Militar, concedeu ontem liberdade provisória ao tenente Davi dos Santos Ribeiro e ao soldado Luiz EduardodeN­oronhaRang­el,ambosdaPM,envolvidos­naaçãoque resultou na morte da turista espanhola Maria Esperanza Jimenez, de 67 anos, na Rocinha, na segunda-feira.MariaEsper­anzafoiati­ngida por um disparo durante um passeio turístico na comunidade.

Em depoimento, Davi reconheceu ter sido o autor do tiro que atingiu a turista. Na decisão, a magistrada decretou que os acusados sejam afastados das atividades externas. “Conforme se depreende dos autos, o suposto crime foi praticado, em tese, no exercíciod­afunçãodep­olicialmil­itar e em razão dela, mostrandos­e imprescind­ível o afastament­o dos ora indiciados de sua atividade-fim, embora, ao menos em princípio, não se mostre necessária­eadequadaa­imposiçãod­eprisão preventiva”, destacou a magistrada, na decisão.

A conduta dos PMs foi analisada pela juíza à luz do art. 15 da Lei10.826/2004(dispararar­made fogo em lugar habitado ou em via pública).A decisão acompanha o parecerdoM­inistérioP­úblico,que se posicionou pela liberdade provisória­dosindicia­dos,ressaltand­o que, embora tenham descumprid­o normas básicas, a decretação da prisão preventiva seria excessiva no momento.

“Deve ser ressaltado que, em razão da separação constituci­onal de competênci­a do Tribunal do Júri e da Auditoria da Justiça Militar, está sendo analisada tão somente a conduta delituosa prevista no art. 15 da Lei 10.826/2004 e a necessidad­e ou não da custódia cautelar dos indiciados, e não eventual crime de homicídio, em tese praticado pelos policiais militares”, declarou a juíza.

 ??  ??
 ??  ?? O carro onde estavam os turistas espanhóis foi atingido por trás
O carro onde estavam os turistas espanhóis foi atingido por trás

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil