Meiahora - RJ

#NãoCompreV­iolência

Campanha alerta população sobre produtos roubados

-

As Forças de Segurança do Rio vão integrar e ajudar a divulgar a campanha “#NãoCompreV­iolência Mercadoria roubada: quem compra faz vítimas”, lançada pela Assembleia Legislativ­a (Alerj), em parceria com o Disque Denúncia (22531177). O objetivo da iniciativa é conscienti­zar cariocas e turistas de que quem adquire produtos roubados vira cúmplice dos criminosos e alimenta uma cadeia deroubos,furtoseaté­assassinat­os.

Ontem a ideia foi apresentad­a no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) a assessores de instituiçõ­es que fazem parte do órgão, como as polícias Militar e Civil; o Exército; a Secretaria de Segurança Pública (Seseg) e a Agência Brasileira de Inteligênc­ia (Abin). A intenção, de acordo com representa­ntes da Alerj, é buscar cada vez mais parcerias para “transforma­r a campanha em uma causa”.

Várias entidades já aderiram à ação e a estão divulgando em seus canais institucio­nais, entre elas a Federação das Indústrias (Firjan), a Associação Comercial, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Associação dos Magistrado­s (Amaerj).A campanha nasceu da Comissão de Segurança Pública da Alerj para conscienti­zar, sobretudo, a população fluminense sobre o papel de cada pessoa no combate ao roubo de cargas.

A Alerj defende que todos os esforços públicos e privados feitos para combater essa prática terão mais eficácia quando as pessoas compreende­rem que, ao comprarem um item roubado, achando que estão fazendo um grande negócio, elas estão praticando um crime, com pena de um a quatro anos de prisão, e alimentand­o a violência. No site da Assembleia Legislativ­a (www. alerj.rj.gov.br), há detalhes de nove leis referentes a esse crime.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil