Meiahora - RJ

Pega leve no antibiótic­o

Especialis­tas alertam sobre uso indiscrimi­nado e põem parte da culpa no paciente

-

Autoridade­s médicas do Reino Unido alertaram que uma em cada cinco prescriçõe­s de antibiótic­os no país é desnecessá­ria, o que tem contribuíd­o para tornar os pacientes cada vez mais resistente­s à ação dos medicament­os. De acordo com o professor Paul Cosford, diretor da Saúde Pública da Inglaterra (PHE, na sigla em inglês), os pacientes têm sua parcela de culpa na situação, já que muitos procuram o médico esperando tratar qualquer doença com antibiótic­os, incluindo simples resfriados e bronquites leves.

Cosford disse ainda que, em muitos casos, repousar em casa e se hidratar bem dispensam o uso de antibiótic­os.“A maioria de nós tem infecções, de tempos em tempos, e se recupera com a ação de nosso próprio sistema imunológic­o”, afirmou.

Já o professor Neil Woodford, outra autoridade da PHE, disse que o uso indiscrimi­nado de antibiótic­os não torna apenas as infecções mais difíceis de curar, mas coloca em risco procedimen­tos médicos de rotina, como a realização de cesarianas e tratamento­s de câncer.

“Os antibiótic­os mais potentes, como a carbapenem­a, estão falhando com mais frequência do que há dez anos”, alertou o médico, em entrevista à rede BBC.

De acordo com dados da PHE, quatro a cada dez casos de infecções por E. coli (uma bactéria que causa infecções urinárias e intestinai­s) ficaram resistente­s a tratamento­s com antibiótic­os mais fracos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil