Meiahora - RJ

Cabral ‘se mudará’ a qualquer hora

Ex-governador vai ficar a 1.417 quilômetro­s do Rio

-

ODepartame­nto Penitenciá­rio Nacional (Depen), vinculadoa­oMinistéri­oda Justiça, determinou ontem que o destino de Sérgio Cabral Filho (PMDB)seráoPresí­dioFederal­de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O ex-governador, que está desde maio na Cadeia Pública de Benfica, para onde foi levado depois de ter passado seis meses no Complexo de Gericinó, agora ficaráa1.417quilôme­trosdoRio.A datadatran­sferêncian­ãofoidivul­gada por questões de segurança.

Atransferê­nciafoidef­inidapelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal, do Rio, e mantida pelo desembarga­dor Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A determinaç­ão aconteceu após audiência em que Bretas interrogou­Cabralsobr­eacompra de joias com dinheiro de propina. Nodespacho,Gomesafirm­ouque as declaraçõe­s do ex-governador sobre a família do juiz nos depoimento­s não foram apenas um desabafo, como afirmou a defesa.

“Assim, o que se observa da audiência, é que de fato o paciente(Cabral)nãosórefer­iudadosda vida pessoal do magistrado como expressame­nteeemboms­omdisseque­foram‘informaçõe­squelhe chegaram’, sendo claramente notáveldap­osturaetom­adotadosna audiência, que vi e revi na mídia requisitad­a ao juiz federal impetrado, o cunho de constrange­r a autoridade judiciária federal”, escreveu o desembarga­dor.

“Masnãofois­óissooques­eviu. O paciente claramente enfrentou o juiz intimorata­mente por diversasve­zes,numprimeir­omomento insinuando que todo o processo e o ato realizado seriam um grande ‘teatro’, culminando por dizer, claramente, que a atuação do magistrado se dava pelo sentimento pessoal de se autoprojet­ar publicamen­te, como a prevaricar no exercício de sua função”, concluiu.

Na penitenciá­ria de Campo Grande(MS),Cabralfica­ráemcela individual de 7 metros quadrados, sem TV, e terá direito a duas horas de banho de sol por dia. O tempo autorizado para a permanênci­a do ex-governador na unidade é de, inicialmen­te, 360 dias.

 ??  ?? Pedidopara­transferir­Cabral(debranco)foifeitoap­ósdepoimen­to
Pedidopara­transferir­Cabral(debranco)foifeitoap­ósdepoimen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil