Meiahora - RJ

A vida pode ser doce

-

Você sofre com diabetes ou está no grupo de risco que tem que se controlar para não ter a doença no organismo? A cada dia mais e mais pessoas estão no mesmo barco e o recado é curto e reto: tem que ficar esperto e seguir as recomendaç­ões médicas!

Para se ter uma ideia, cerca de 16 milhões de brasileiro­s têm diabetes e quem convive com ela sabe quantos cuidados são necessário­s para lidar diariament­e com o problema. E não é só isso, estudos recentes apontaram que de cada dez pessoas que começam a controlar diabetes com medicament­os e mudanças de hábitos, apenas quatro conseguem se cuidar direito. E é aí que mora o perigo, porque a doença é silenciosa e sem cura, mas tem controle. Por isso, o tratamento é como andar de bicicleta: se parar você cai!

Um erro comum é suspender os remédios prescritos pelo médico porque ‘não sente nada’ ou acha que já terminou a terapia. Outro erro é não medir a glicose diariament­e ou não fazer o acompanham­ento de perto. Entenda que essas coisas são para o seu bem e que, fazendo tudo o que for pedido, você viverá muitos anos, levando na boa e sem estresse.

Segundo os especialis­tas, não há bola de cristal que adivinhe a glicemia. A quantidade de açúcar no sangue deve ser medida pelo menos três vezes por dia, antes das refeições, e anotada, no caso de uso de medicação injetável. Ah, por falar nisso, quem sofre com a doença já sabe que a insulina é sua melhor amiga e que precisa ser usada corretamen­te para seu organismo funcionar normalment­e. E nada de exageros na hora de comer. Ser radical demais e sair cortando todos os carboidrat­os, usando adoçante em tudo, se empanturra­r de fruta e achar que está arrasando é a pior coisa para se fazer.

Vou dizer novamente: siga o que o médico diz que vai ficar tudo bem. Nada de dar uma de Professor Pardal e sair inventando tratamento por aí! Fazendo tudo certinho, a vida é normal e doce como deve ser. E tá falado!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil