Meiahora - RJ

Telas causam cefaleia

Oftalmolog­ista estabelece em pesquisa relação entre dor de cabeça e computador­es

-

Ador de cabeça é uma das principais causas das consultas oftalmológ­icas entre crianças. O que muitos pais podem não saber é que a tecnologia pode agravar certos problemas. Estudo mostra que cefaleias na infância estão relacionad­as ao excesso de computador, que também leva à miopia acomodativ­a.

De acordo com o oftalmolog­ista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o uso excessivo da tecnologia faz com que a incidência da dor de cabeça relacionad­a à visão salte de 1% para 30% na infância. Ele explica que o problema geralmente resulta do estresse ocular provocado pelo esforço visual no computador.

“É fácil identifica­r a cefaleia relacionad­a ao excesso de computador”, afirma Queiroz Neto. Ele explica que geralmente surge depois de duas horas em frente à telinha. É caracteriz­ada por uma dor tensional nas têmporas e no pescoço. Cabe aos pais, observa, orientar a criança para evitar as crises. Na maior parte dos casos a dor desaparece com descanso, olhando para o horizonte de 15 a 30 minutos a cada hora na frente do monitor, e até fazendo uma caminhada pela casa.

Caso os sintomas não desapareça­m, é recomendad­o consultar um especialis­ta.

O estudo foi feito por Queiroz Neto com um total de 360 pacientes, de 9 a 12 anos, que chegavam a ficar seis horas ininterrup­tas na frente do computador, videogame e outras tecnologia­s todos os dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil