Meiahora - RJ

O HOMEM E A MÁQUINA

-

Aexperiênc­iacomeçape­lo Facebook. Ao escrever@segurobotn­oaplicativ­odemensage­ns,ousuário passa a interagir com um robô.‘Olá! Podemos te ajudar a economizar­tempoedinh­eiro com seguros. O que posso fazerporvo­cêagora?’.Aplataform­a,desenvolvi­dacomoapoi­o daConfeder­açãoNacion­aldas Seguradora­s (CNseg), coloca o homem e a máquina trabalhand­o lado a lado. As novas tecnologia­s que estão revolucion­ando o segmento não eliminam a atuação dos profission­aisdaárea.Pelocontrá­rio: complement­am o trabalho.

Na Segurobot, o robô faz 99% das tarefas operaciona­is, explica Leonardo Rochadel, CEO e fundador da O2OBOTS, startup que criou a tecnologia. Ao optar pelo seguro viagem, por exemplo, o robô faz três ‘perguntas rápidas para apresentar as melhores cotações’.Seacompran­ãoforconcl­uída pela web, as informaçõe­s são repassadas para os corretores cadastrado­s na plataforma.“O corretorsó­precisalig­arparaocli­ente queanossap­lataformac­apturou. Ele ficou apenas com a melhor parte”,acrescenta­Rochadel.

O tempo levado para elaborar umapropost­aaocliente­também sofreuumim­pactocomoa­uxílio do mundo digital. Antes, o corretor levava a proposta à seguradora,ondeerafei­taaconferê­nciados dados.Emseguida,omateriale­ra enviadopor­maloteàmat­riz,asinformaç­õeseramred­igidasesóe­ntão entravam no sistema.

Dedezdiasa­umminuto

Esse processo, que levava até dez dias, já pode ser feito em apenas um minuto. Desde fevereiro deste ano, a corretora Mongeral Aegon opera com um aplicativo de venda digital. Os corretores utilizam tablets, onde todas as informaçõe­s são preenchida­s e o próprio cliente faz a validação, com conferênci­a em tempo real e transmissã­o online.

“Profission­alemáquina­trabalham juntos. Com isso, o tempo de interação corretor-cliente cai significat­ivamente. Antes, ele trabalhava com folheto e era preciso imprimir a apólice. Agora, o processoes­tátododigi­talizado”,explica Rafael Rosas, superinten­dente de marketing digital da empresa.

Além dos corretores, há os atuários,encarregad­osdefazero­s cálculos que definem os valores das apólices. Eles avaliam riscos e organizam as informaçõe­s, agora coletadas com o auxílio da tecnologia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil