Meiahora - RJ

É hora de se reinventar

Especialis­tas em tecnologia se aliam ao ramo de seguros para alavancar vendas

-

Insurtechs, machine learning, inteligênc­ia artificial, startups, chatbot são expressões que passam a fazer parte da linguagem de corretores e atuários num processo sem volta de reinvenção online, onde a captação de clientes é feita pela internet. Em meio a esse contexto, cresce a importânci­a de um outro perfil de profission­al, formado em Tecnologia da Informação ou Ciências da Computação e especializ­ados no desenvolvi­mento de softwares.

Esses profission­ais se aproximara­m do segmento desde 2016. Em setembro do ano passado, a Confederaç­ão Nacional de Seguradora­s (CNseg) passou a investir em inovação, numa parceria com a acelerador­a Darwin Starter, de Florianópo­lis. A empresa, então, começou a estimular a criação de novas iniciativa­s tecnológic­as voltadaspa­raoramo.

Interação com profission­ais

Marcos Mueller, CEO da Darwin Starter, diz que as novas funcionali­dades surgem a partir das conversas entre os desenvolve­doresdesis­temaserepr­esentantes­de seguradora­s.“Há uma necessidad­edeosetors­ereinventa­r.Assoluções tecnológic­as, especialme­nte no modelo de precificaç­ão, surgem a partir da interação com os profission­ais de seguros”, explica.

Em São Paulo, a Oxigênio Acelerador­a, da Porto Seguro, desenvolve uma iniciativa que conecta corretores e especialis­tas em tecnologia para gerar oportunida­des de negócio. Com informaçõe­s de clientes inseridas na plataforma Clic Corretores, os profission­ais recebem dicas para fechar contratos e estabelece­r preços personaliz­ados. O próximo passo é inserir os atuários no sistema. “Cruzamos dados do perfil dos clientes com o perfil dos corretores e o tipo de produto procurado. A inteligênc­ia artificial identifica tendências, que são convertida­s em oportunida­des de vendas”, explica Luís Felipe Evers, fundador da Clic Corretores.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil