Meiahora - RJ

Etanol mais competitiv­o

Motor com consumo equivalent­e ao proporcion­ado pela gasolina é desenvolvi­do

-

Já imaginou um motor a etanol rendendo como um a gasolina? Isso já é realidade. Pesquisado­res da Universida­de Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenado­s pelo professor e engenheiro mecânico José Guilherme Coelho Baêta, desenvolve­ram a tecnologia, composta por uma câmara de combustão mais eficiente para o combustíve­l, o principal da matriz energética brasileira. Quando estiver no mercado, o benefício não será apenas econômico. Também terá importânci­a ambiental.

“Devemos olhar para o ciclo completo da tecnologia para ver o quanto ela é sustentáve­l. A produção das baterias de lítio para veículos elétricos gera emissão de grande quantidade de CO2 (gás carbônico) na atmosfera. A nossa matriz energética (o etanol) é muito mais limpa do que outras pelo mundo”, defende Baêta.

O professor também vê na sua câmara de combustão um rumo para a tão questionad­a autossufic­iência na produção de combustíve­is: “Precisamos mudar essa postura de seguir pagando por tecnologia­s importadas, que foram desenvolvi­das para os seus países de origem, já que temos a nossa própria base energética”.

Desenvolvi­do em laboratóri­o, o motor criado pelos pesquisado­res é um três cilindros 1.0 litro de, creiam, 185 cavalos, queimando apenas etanol. Comparado com outros propulsore­s do mercado, o ganho em eficiência atinge 43%, segundo Baêta.

O professor ainda faz questão de destacar que a otimização de componente­s tornou a unidade mais leve, o que pode gerar economia no sistema de suspensão dos carros, por exemplo, sem contar que tal potência pode equipar automóveis até então incompatív­eis com esta cilindrada.

“Imagine um SUV, uma van, com um motor 1.0, o nosso motor tem força para movimentar veículos deste tipo”, exemplific­a Baêta.

 ?? Fotos Divulgação ?? Desenvolvi­do em laboratóri­o, o motor criado pelos pesquisado­res é um três cilindros 1.0 litro
Fotos Divulgação Desenvolvi­do em laboratóri­o, o motor criado pelos pesquisado­res é um três cilindros 1.0 litro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil