Meiahora - RJ

Supremo deixa Cabral no Rio

Cadeia onde está ex-governador vai perder cineminha

-

Oministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ontem a transferên­cia do ex-governador Sérgio Cabral para o presídio federal de Campo Grande (MS). A decisão de mandá-lo pra longe do Rio foi tomada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, na segundafei­ra, após pedido do Ministério Público Federal (MPF).

No último dia 23 de outubro, durante uma audiência da ação penal na qual é réu por lavagem de dinheiro através de compra de joias, o ex-governador insurgiu-se contra o juiz Marcelo Bretas, dizendo que tinha informaçõe­s sobre atividades da família do magistrado como vendedora de bijuterias.

“É no mínimo suspeito e inusitado o acusado, que não só responde a esta processo como outros, venha aqui trazer em juízo informaçõe­s sobre a rotina da família do magistrado. Além de causar espécie, como bem observou o MPF, de que apesar de toda a rigidez ele tenha se privilegia­do de informaçõe­s que talvez ele não devesse”, disse Bretas durante a audiência.

No escurinho da tranca

Após a polêmica causada sobre as supostas regalias obtidas por Cabral na prisão, a Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria do Rio (Seap) garantiu ontem à noite que vai retirar todo o material de vídeo da sala de cinema da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. Além do ex-governador, há outros presos da Operação Lava Jato naquela gaiola.

Inicialmen­te, a informação que foi divulgada à imprensa pela Seap é que os eletrônico­s foram doados por duas igrejas, que, ontem, negaram a doação. A secretaria disse que suspenderá quaisquer doações de entidades religiosas para presídios do estado do Rio de Janeiro.

 ?? RepRodução de video ?? Sérgio Cabral durante audiência com o juiz Marcelo Bretas
RepRodução de video Sérgio Cabral durante audiência com o juiz Marcelo Bretas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil