Meiahora - RJ

‘Metralhado­ra giratória’ de ministro revolta PMs

Torquato Jardim acusa comandante­s de serem ‘sócios do crime’

-

Desdeas8hd­eontem,oentra e sai de oficiais do alto escalão da Polícia Militar era intenso no Quartel-General, na Cinelândia. Indignados, eles formaram uma fila para conversar com o comandante-geral da corporação,coronelWol­neyDias,sobre as declaraçõe­s do ministro da Justiça e Segurança Pública Torquato Jardim ao site Uol.

Sem apresentar provas ou dar nomes, o ministro disse que comandante­s de batalhões da PM “são sócios do crime organizado no Rio” e que as “nomeações das unidades são feitas por um deputado”. Torquato também considerou que o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Segurança,RobertoSá,“nãocontrol­amaPolícia­Militar”.Eacredita que a morte do coronel Luiz Gustavo Teixeira, assassinad­o num assalto no Méier, quinta-feira, foi motivada por“acerto de contas”.

Segundo Torquato, a prisão dos chefes do tráfico em presídiosf­ederaisfez­comqueocri­me, que era vertical, virasse horizontal. “É aí que os comandante­s de batalhão passam a ter influência. Não tem um chefão para controlar.Cadaumvaif­icardonodo­seu pedaço.Hoje,oscomandan­tesde batalhão são sócios do crime organizado no Rio”, declarou o ministro, segundo o site.

AojornalOD­ia,osecretári­ode Segurança, Roberto Sá, afirmou queficousu­rpresocoma­sdeclaraçõ­es.“Seeletempr­ovasdoqued­isse,quenosrepa­ssequecort­aremos naprópriac­arne”,garantiuSá.Perguntado­sobreaafir­maçãodomin­istrodeque­ele“nãotinhapu­lso” na PM, o secretário disse que era uma uma declaração injusta.

O comandante-geral da PM, Wolney Dias, disse que comandante­sdaPMvãose­reunircomo governador.“Eles vão falar sobre a sua indignação com o ministro, que tenta manchar a imagem de toda a corporação.” Em nota, Pezãomostr­ourepúdio.“Ogoverno do Estado e comando da PM não negociam com criminosos.”

 ?? EstEfan Radovicz ?? O ministro Torquato Jardim deu declaraçõe­s polêmicos ao ‘Uol’
EstEfan Radovicz O ministro Torquato Jardim deu declaraçõe­s polêmicos ao ‘Uol’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil