Meiahora - RJ

AZUL DA COR DO MAR

-

Hoje o papo é com os cuecas de plantão. E quem for borracha forte não vai nem sentir o toque que eu vou dar. Já entramos no “Novembro Azul”, um mês importante de conscienti­zação do câncer de próstata. A campanha começou em um boteco, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscienti­zação da saúde masculina. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. #wagnermont­estambemec­ultura!

Brincadeir­as à parte, a ideia é muito legal e salva muitas vidas. Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. E a cada ano o engajament­o é maior. Para se ter uma ideia, no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país e, assim como no Outubro Rosa (o mês de conscienti­zação sobre o câncer de mama), os pontos turísticos ficam todos iluminados em solidaried­ade à campanha. Isso sem falar no engajament­o de várias celebridad­es que postam vídeos e vestem a camisa em prol de um bem maior, que é espalhar a informação por aí.

Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul já faz parte do calendário nacional de prevenções. Sacou a importânci­a? Isso tudo é feito para que você deixe de machismo e faça o exame! Muitos homens ficam de bobeira, deixando de lado a saúde, e quando se dão conta a doença já está em estado avançado e grave, que é quando os sintomas começam a aparecer. Aí, infelizmen­te, não há muito a ser feito.

Gente, é o seguinte: o câncer de próstata está aí e só em 2016 mais de 60 mil novos casos foram diagnostic­ados, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Então é uma questão de escolha: ou você deixa de bobeira e se cuida ou entra para as estatístic­as. Cuide-se e mande o machismo ver se eu estou lá na esquina!

Tá falado!

 ?? VALTER CAMPANATO / AGÊNCIA BRASIL ??
VALTER CAMPANATO / AGÊNCIA BRASIL
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil