Meiahora - RJ

Fim de um pesadelo

Mãe brasileira terá a filha de volta

- BEIRUTE, LÍBANO

AJustiça do Líbano concedeu a guarda de uma menina de 12 anos a uma mãe brasileira. A criança foi sequestrad­a pelo próprio pai, um libanês, e levada para o país asiático em março de 2010.

Na época, Gabriella Carvalho Boutros tinha 5 anos e sua guarda era dividida entre os pais. No final de semana que a menina ia passar com o pai, Pedro Boutros, em vez de o empresário entregar a filha à mãe, ele foi de carro até Foz do Iguaçu, no Paraná, entrou no Paraguai e pegou um avião até a Argentina. De lá, seguiu até Beirute, capital do Líbano. O motivo do sequestro seria que Pedro não concordava com as condições da guarda da filha.

Inicialmen­te, a mãe procurou a Polícia Civil para tentar achar o ex-marido e a filha. A Interpol (Polícia Internacio­nal) foi acionada por Claudia e descobriu para onde Pedro tinha levado Gabriella.

Entretanto, enquanto os dois estivessem no Líbano, um resgate da Interpol não seria possível, pois o país não é signatário da Convenção de Haia sobre sequestro internacio­nal de crianças. Claudia teve de pedir à Corte de Trípoli a devolução da guarda da filha.

Em 2012, a Justiça brasileira concedeu a guarda definitiva de Gabriella à Claudia. Em outubro, a Corte de Trípoli reconheceu esse direito e decidiu tirar de Pedro a guarda da filha e devolvê-la a mãe.

“O juiz de Tripoli decidiu pela execução da sentença favorável à senhora Boutros, relativa à guarda da menor Gabriella Carvalho Boutros”, informou trecho do documento da Embaixada Brasileira no Líbano encaminhad­a ao Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores no Brasil.

Agora,parafinalm­entedarum fimnestahi­stória,bastaClaud­iair ao Líbano para buscar a filha pessoalmen­te.Claudiaain­daaguarda adecisãoda­Justiçabra­sileirasob­re o pedido de R$ 2 milhões em indenizaçã­o pelo sequestro da filha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil