Meiahora - RJ

A versatilid­ade dos cobogós

Elemento decorativo ajuda a ganhar espaço

-

Ganhar espaço em um ambiente pequeno pode parecer complicado. No entanto, especialis­tas garantem que alguns recursos decorativo­s podem solucionar o problema. Os cobogós, ou tijolos vazados, por exemplo, podem ser uma boa alternativ­a em versões de blocos estruturai­s e de vedação para o ganho de espaço, além de ajudarem na iluminação natural e na ventilação dos ambientes.

Giulianna Sammaronem,designer de interiores da D81, parceira da Manufatti, empresa especializ­ada em fabricação e na comerciali­zação de elementos vazados esmaltados, comenta que o cobogó é um elemento muito presente na arquitetur­a modernista.“É um recurso para nossa abundante incidência solar, criando uma espécie de filtro entre o sol e os ambientes”, diz.

A arquiteta Fernanda Vitale, também da D81, conta que o elemento pode ser utilizado em espaços internos ou externos, como fachadas, já que o acabamento cerâmico permite a exposição climática. “Além do efeito estético, pode ser usado quando o objetivo for demarcar os espaços de forma sutil, sempre permitindo uma delicada integração acústica e de luz entre dois ambientes”, afirma Fernanda.

Guilianna reforça que a utilização do elemento vazado permite uma solução quase poética de divisória entre ambientes: “A entrada sutil de iluminação cria um lindo efeito de luz e sombras, em que cada modelo de cobogó vai resultar em um tipo único de sombreamen­to”.

As profission­ais ressaltam ainda que não há uma regra de cor dos cobogós. Eles podem ser monocromát­icos ou coloridos; tudo vai depender do conceito estético definido para o espaço: algo mais neutro ou divertido. O que vale é a criativida­de.

 ??  ?? O cobogó branco realça o pequeno ambiente da sala de jantar, numa das paredes da sala de estar
O cobogó branco realça o pequeno ambiente da sala de jantar, numa das paredes da sala de estar
 ??  ?? Não há regra de cor dos cobogós: o que vale é a criativida­de
Não há regra de cor dos cobogós: o que vale é a criativida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil