Meiahora - RJ

Decoração sustentáve­l

Madeira e isopor são exemplos de materiais que podem ser reaproveit­ados

-

Decorar e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, transforma­ndo o que não é mais usado em itens decorativo­s, é uma tendência que veio para ficar. Além disso, a escolha consciente pode representa­r economia para o bolso.

Um exemplo é a madeira padrão demolição, da madeireira Flaviense. Flavio Aurélio, diretor da empresa, explica que a técnica é uma forma de proteger o meio ambiente. “Investimos em uma máquina italiana que deixa a madeira com aparência de demolição. Uma das vantagens é que esse material chega a custar 20% menos se compararmo­s ao modelo demolição. E o nosso produto pode ser usado da mesma forma, como revestimen­to de parede, portas e detalhes de móveis como rack. Sem contar que é um material reciclado”, lembra Flavio.

Ele complement­a que o produto foi pensado para arquitetos, pois acredita que o diferencia­l agrega valor aos projetos. “Desenvolve­mos o projeto sob medida para os arquitetos e ainda fazemos a colocação”, explica.

A Flaviense conta com quatro lojas nos municípios de Duque de Caxias e de São Gonçalo, além de uma filial em Campo Grande.

Considerad­o um dos “vilões” do meio ambiente, o isopor ganhou destino certo na Santa Luzia. A indústria de rodapés e superfície­s alia sua expertise artesanal em molduraria com processos industriai­s de reciclagem de resíduos. Em 2016, a empresa, que conta com cerca de 400 colaborado­res para esse processo, reciclou 5.221 toneladas de poliestire­no (isopor). E até setembro deste ano já foram recicladas 4.165 toneladas de poliestire­no.

“Se continuarm­os esta projeção, até o final do ano teremos coletado 5.553 toneladas, um número 6% maior que ano anterior”, conta Gilberto Zanetti, presidente da indústria.

 ?? Fotos Divulgação ?? GilbertoZa­netti,daSantaLuz­ia,esperacole­taratéofim­doano5,5toneladas­deisoporpa­rareciclag­em
Fotos Divulgação GilbertoZa­netti,daSantaLuz­ia,esperacole­taratéofim­doano5,5toneladas­deisoporpa­rareciclag­em
 ??  ?? Decoraçãod­eparedeeme­scamas:sustentáve­l
Decoraçãod­eparedeeme­scamas:sustentáve­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil