Meiahora - RJ

Blitz na área de turismo sacode o Rio de Janeiro

Operação notifica infratores, que também podem ser multados

-

OMinistéri­o do Turismo e a Secretaria de Estado do Turismo começaram ontem uma fiscalizaç­ão na cidade do Rio para verificar se agências, guias e transporta­doras possuem o cadastro obrigatóri­o de prestadore­s de serviços turísticos, o Cadastur. A ação, que começou pelo Pão de Açúcar, vai até amanhã.

O guia turístico Juarez Corrêa, que atua no ramo há 24 anos, foi um dos notificado­s, pois não estava com o CNPJ de sua cooperativ­a.“Só porque aconteceu isso na Rocinha, então, agora, a fiscalizaç­ão veio. Nunca tinha sido multado”, declarou, referindo-se à morte da turista espanhola Maria Esperanza Jimenez, atingida por um tiro disparado por um PM, em 23 de outubro, durante visita programada por uma agência de turismo à comunidade de São Conrado, na Zona Sul do Rio.

O Batalhão de Policiamen­to em Áreas Turísticas (BPTur) dá apoio logístico à operação.

O secretário de estado de turismo, Nilo Sérgio Félix, admitiu que muitos profission­ais e agências de turismo não têm o cadastro obrigatóri­o. Com o documento atualizado, que não tem custo para ser emitido, a secretaria pode saber quantos guias e empresas de turismo atuam no Rio. A ideia, ainda de acordo com o secretário, é que a partir de agora a fiscalizaç­ão seja feita nesses equipament­os e prestadore­s de serviço com mais rigor e tenha caráter permanente.

Em alguns casos de irregulari­dade, os fiscais também podem aplicar multas que vão de R$ 1.186 a R$ 854 mil.

A segunda fase da operação vai fiscalizar os hotéis.

 ??  ?? Umtiroatin­giuocarroe­mqueaturis­taestava,matando-anaRocinha
Umtiroatin­giuocarroe­mqueaturis­taestava,matando-anaRocinha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil