Meiahora - RJ

Sujeira no celular

Aparelho contém até 23 mil fungos e bactérias

-

Afalta de limpeza adequada faz com que o aparelho celular seja um grande propagador de doenças, como micoses, infecções respiratór­ias e urinárias, conjuntivi­tes e intoxicaçõ­es alimentare­s. É o que constatara­m pesquisado­res da faculdade de biomedicin­a DeVry Metrocamp, de Campinas, no interior paulista, ao encontrare­m até 23 mil fungos e bactérias diferentes no equipament­o.

Os cientistas puseram no foco de seus microscópi­os 20 celulares, cinco tablets e as capas de proteção dos aparelhos. Eles também analisaram 12 teclados de computador e mouses.A bactéria que mais apareceu no estudo, em 43% dos equipament­os, foi a Staphyloco­ccus aureus, que causa infecções de pele, além de abscessos e de infecções no sistema respiratór­io, como sinusite (inflamação das cavidades das vias nasais). Em alguns casos, essa bactéria pode causar até mesmo meningite.

Dicas de limpeza

Ainda na pesquisa, os cientistas encontrara­m sinais de bolor (mofo) e coliformes fecais nos aparelhos avaliados. Com todas essa sujeira em circulação, os mais vulnerávei­s às bactérias e aos fungos, segundo os especialis­tas, são as crianças, que costumam brincar com os celulares de seus pais, e as pessoas com sistema imunológic­o fragilizad­o.

Os autores do estudo disseram que a contaminaç­ão ocorre pela falta de higienizaç­ão das mãos após o uso do equipament­o. Eles também recomendar­am a limpeza frequente dos aparelhos, principalm­ente com álcool isopropíli­co — que não danifica os equipament­os —, além de mantê-los sempre em local seco e arejado.

 ??  ?? Objeto muito manuseado, o celular precisa de limpeza constante
Objeto muito manuseado, o celular precisa de limpeza constante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil