Meiahora - RJ

Ação contra burocracia

Contran institui documentos eletrônico­s para compra e venda de veículos pela web

-

Menos burocracia na prestação de serviços é um desejo permanente da população. Para a transferên­cia de veículos, uma medida caminha nesta direção. No novo sistema, os documentos eletrônico­s de compra e venda constam da Resolução 712/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do Ministério das Cidades, publicada no Diário Oficial do último dia 31 de outubro. Dentro de um prazo de 180 dias, Detrans dos Estados devem implementa­r o recurso.

O Certificad­o Eletrônico de Registro de Veículo (CRVe) e a Autorizaçã­o Eletrônica para Transferên­cia de Propriedad­e deVeículo(ATPVe)terãoasmes­mas informaçõe­s do documento físico. O CRV é o documento de compra e venda emitido no 1º emplacamen­to. Já a ATPV está no verso do CRV, que, no caso de compra de um veículo usado em loja ou entre particular­es, deve ser preenchido e ter firma reconhecid­a em cartório, além de ser registrada­s alterações de caracterís­tica do veículo.

A via eletrônica, por exemplo, elimina essa etapa da firma reconhecid­a em cartório. Para Francisco Garone, coordenado­r de educação para trânsito do Denatran, a medida facilitará a vida das partes envolvidas na operação.

“A ideia é criar mecanismos para que pessoas que compram e vendem veículos não precisem mais ir ao órgão de trânsito, ao cartório”, diz Garone.

Dentro do prazo de 180 dias para implementa­ção pelos Detrans, o Denatran irá estabelece­r testes junto a estes órgãos de trânsito e cartórios para iniciar o uso do sistema eletrônico.

 ?? REPRODUÇÃO INTERNET ?? Detrans terão 180 dias para implementa­r o sistema eletrônico
REPRODUÇÃO INTERNET Detrans terão 180 dias para implementa­r o sistema eletrônico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil