Meiahora - RJ

Baleia morta na Praia de Ipanema

Biólogos ainda não sabem a causa da morte

-

Quem estava ontem na Praia de Ipanema, entre os postos 8 e 9, presenciou uma cena bastante incomum. Em um dia de sol, com um mar caribenho, banhistas ficaram surpresos com uma baleia jubarte, de aproximada­mente 30 toneladas, que apareceu morta e boiando no mar. A causa da morte ainda é desconheci­da. O material em decomposiç­ão será levado para um aterro e transforma­do em energia limpa.

“É uma baleia macho e ela já está morta há um tempo, devido a coloração”, explicou o biólogo Rafael Carvalho, da Uerj. Técnicos do Inea e a Comlurb estiveram no local para retirar o animal durante o dia, mas decidiram esperar a praia esvaziar para fazer a remoção. Até o fechamento desta edição, a baleia estava pronta para ser içada e seriam utilizados um guindaste, três escavadeir­as, uma pá carregadei­ra e uma carreta. No aterro sanitário em Seropédica, a jubarte ficará em uma cápsula para geração de biogás. Os restos mortais serão doados para laboratóri­os.

“Não tive coragem de entrar no mar, pois não sei se esse animal tem alguma doença e se pode transmitir”, contou a publicitár­ia Grasiela Camargo, que curtia o sol nas areias.

Quando o assunto é conserto de carros não tem ninguém mais conhecido no bairro de Jardim Catarina, em São Gonçalo, do que o Lúcio Luiz da Silva, de 63 anos. Mecânico de profissão e paixão, ele já trabalhou como funcionári­o e foi dono do próprio negócio. Mas há um ano não sabe o que é dinheiro certo todo mês. Só que isso não o fez desistir das máquinas de quatro rodas.

“As pessoas já me conhecem por aqui tanto que não fico parado. Elas me ligam, mandam mensagensp­elasredess­ociais,vematéa minhaporta.Oimportant­eéchamar. Pode até fazer sinal de fumaça, que eu vou atender. Também estou me planejando para voltar a terminhaof­icinamecân­ica”,conta Lúcio, que nasceu no Pará, na regiãoNort­edopaís,eveiopeque­no morar no Rio de Janeiro.

Ele conseguiu dar um jeito na vidapordua­svezes.Aprimeiraf­oi em 2010, quando ganhou o prêmio de R$ 5 mil por mês durante umano,noRiodePrê­mios,daLoteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj). A segunda foi no fim de outubro, quando foi novamente sorteado no Rio de Prêmios, com R$ 5 mil, pelo web Bônus, que é a premiação para quem cadastra os cupons na internet.

“Nunca tive salário nesse valor.Quandoelec­hegou,aproveitei bem. Reformei a cozinha, ajudei meus filhos, comprei uma terrinhaeq­uiteidívid­as.Comosegund­o quitei as contas que estavam

‘NUNCA TIVE UM SALÁRIO NESSE VALOR.

QUANDO ELE CHEGOU, APROVEITEI’

pendentes. Sempre acreditei que seria sorteado, mas quando chega o dia é difícil a ficha cair. Agora já estouacost­umado,equeroganh­ar muitas outras vezes. Sonho construir uma casa de praia no terreno quecomprei­emIguaba,comodinhei­rodoprimei­roprêmio”,conta Lúcio, que continua comprando de um a dois bilhetes por semana.

 ??  ?? Animal despertou a curiosidad­e de banhistas em dia de sol forte
Animal despertou a curiosidad­e de banhistas em dia de sol forte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil