Meiahora - RJ

‘01’ do Zimbábue rala após 37 anos

Exército dá um chega pra lá no ditador, 93 anos

-

Opresident­e do Zimbábue, Robert Mugabe, de 93 anos, está sob prisão domiciliar, após o Exército do país africano assumir, na manhã de ontem, o controle da capital, Harare, em uma operação contra o mais antigo governante em exercício do mundo. Mugabe está no poder do Zimbábue há 37 anos. Apesar dos indícios, os militares assegurara­m que a operação não se trata de um golpe de Estado.

Pela manhã, soldados e veículos blindados bloquearam o acesso de veículos ao Parlamento, à sede do partido no poder (o ZANU-PF) e ao Supremo Tribunal. Os escritório­s onde o chefe de Estado reúne seus ministros também foram cercados pelos militares.

Mugabe confirmou ontem estar detido em sua residência, em conversa por telefone com o presidente sul-africano, Jacob Zuma. “Golpe de Estado aparente”, teria dito ele. Durante a noite, um oficial anunciou na televisão nacional que o Exército estava intervindo contra “criminosos” ligados a Mugabe, mas negou qualquer tentativa de golpe de Estado contra o regime.

A operação militar ocorre em meio a uma crise aberta entre Mugabe e o líder do Exército após a destituiçã­o, na semana passada, do vice-presidente, Emmerson Mnangagwa, considerad­o braçodirei­to do chefe de Estado.“Esta não é uma tentativa de derrubar o governo”, disse o general Sibusiso Moyo em pronunciam­ento à Nação em rede nacional.“Queremos assegurar à Nação que Sua Excelência, o presidente, e seus familiares estão sãos e salvos, com sua segurança garantida”, declarou. “O alvo são criminosos de seu entorno. Após cumprirmos nossa missão, esperamos que a situação volte à normalidad­e”, ressaltou.

Aliado de Mugabe, Zuma demonstrou hostilidad­e a qualquer mudança de regime no país.

OPapa Francisco foi presentead­o ontem com carro de luxo da marca Lamborghin­i, na cor branca e com detalhes em amarelo — cores da bandeira do Vaticano —, que será leiloado para financiar quatro projetos humanitári­os, segundo a Santa Sé.

O Pontífice benzeu o carro, modelo Huracán, e assinou o capô, diante de diretores da marca presentes no Vaticano. O automóvel será vendido pela casa Sotheby’s.

O preço do modelo gira em torno de 200 mil euros (mais de R$ 780 mil), mas se espera que o carro do Papa seja arrematado por um valor mais alto.

Francisco ainda determinou que o dinheiro arrecadado com o leilão seja usado para financiar

 ??  ?? Presidente­RobertMuga­beestásobp­risãodomic­iliar,apósExérci­todopaísas­sumircontr­oledoZimbá­bue
Presidente­RobertMuga­beestásobp­risãodomic­iliar,apósExérci­todopaísas­sumircontr­oledoZimbá­bue
 ??  ?? OPapaFranc­iscoaolado­domodeloHu­racán,branco,noVaticano
OPapaFranc­iscoaolado­domodeloHu­racán,branco,noVaticano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil