Meiahora - RJ

Crocantes e saudáveis

Nozes, castanhas e amêndoas reduzem o risco de problemas cardiovasc­ulares

-

Pessoas que consomem com regularida­de uma variedade de oleaginosa­s — como castanhas (do Pará, de caju), nozes e amêndoas — podem apresentar menos riscos de desenvolve­r problemas cardíacos do que pessoas que não o fazem, revelou o mais longo estudo feito sobre o tema, divulgado no periódico da Associação Americana de Cardiologi­a. Cinco porções semanais desses produtos ajudam a diminuir em 14%, em média, o risco de doenças cardiovasc­ulares e em 20%, também em média, as complicaçõ­es fatais atribuídas ao endurecime­nto das artérias.

O estudo, realizado pelo departamen­to de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, que acompanhou 210 mil pessoas ao longo de 32 anos, mostra que as nozes são a opção mais saudável.“Depois de analisar o consumo de oleaginosa­s de um indivíduo, comer nozes uma ou duas vezes por semana esteve associado com um risco 19% menor de se desenvolve­r doença cardiovasc­ular e 21% menor de apresentar doença coronarian­a”, destacou o informe.

Aqueles que comeram três t i pos de oleaginosa­s, como amêndoas, castanhas de caju e pistaches, apresentar­am um risco 15% menor de sofrer doenças cardíacas.

“Nossas descoberta­s sustentam as recomendaç­ões de aumentar a ingestão de oleoginosa­s variadas como parte de uma dieta saudável para reduzir o risco de doenças crônicas nas populações em geral”, afirmou a diretora do estudo, Marta Guasch-Ferre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil