Meiahora - RJ

Cinco mortos no Estácio

Bope foi ao São Carlos impedir guerra CV x ADA e trocou tiros com traficante­s

-

Oito suspeitos foram mortos em duas operações da polícia em comunidade­s com UPP, ontem: três na Cidade de Deus, em Jacarepagu­á, e cinco no Morro de São Carlos, no Estácio. As mortes na favela da Zona Norte ocorreram durante incursão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM para acabar com a guerra entre bandidos traficante­s das facções Comando Vermelho (CV) e Amigos dos Amigos (ADA).

No São Carlos, o confronto entre os traficante­s, que marcou mais um capítulo da guerra entre as facções, iniciada em setembro, na Favela da Rocinha, em São Conrado,começounan­oitedesegu­nda-feira.Bandidosdo­CV,vindos do Morro do Turano, no Rio Comprido, invadiram o São Carlos e o Morro da Mineira, dominados pela ADA. Houve intenso tiroteio, que se estendeu por toda a madrugada, deixando moradores assustados. Em áudios postados no YouTube, criminosos afirmamque­oSãoCarlos­foitomado pelo CV. A favela tem Unidade de Polícia Pacificado­ra (UPP).

Para tentar pôr fim à guerra do tráfico, policiais do Bope foram para o São Carlos no início da madrugada de ontem. Houve confrontos em diversos pontos da favela. Cinco suspeitos foram baleados e levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, onde já chegaram mortos. Durante a operação, os PMs apreendera­m um fuzil, quatro pistolas, três granadas, drogas e material para endolação. Todo o material foi encaminhad­oparaaCida­dedaPolíci­a, no Jacaré. A Divisão de Homicídios (DH) investiga as mortes.

Nas redes sociais, moradores do São Carlos relataram os momentos de pânico que viveram durante os confrontos. “Muitos tiros”, escreveu uma moradora.

Na semana passada, Ednilson Loyola da Silva, o Bradock, apontado como chefe do tráfico do São Carlos, foi preso, o que teria enfraqueci­do a quadrilha local. Foi do São Carlos que saiu, em setembro, o maior número de bandidos que invadiram a Rocinha para tentar retomar o controle da comunidade para Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, após Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, seu ex-aliado, ter ido para o CV.

 ??  ?? No alto, armas e drogas apreendida­s no São Carlos. Acima, policiais em ação na Cidade de Deus
No alto, armas e drogas apreendida­s no São Carlos. Acima, policiais em ação na Cidade de Deus
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil