Meiahora - RJ

Trio volta para o xadrez

Após curtirem o feriadão em casa, deputados estaduais são presos de novo

-

OJudiciári­o enquadrou ontem o Parlamento. Desembarga­dores da 1ª Seção Especializ­ada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiram, por unanimidad­e, mandar de volta para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte, os deputados estaduais Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo, todos do PMDB, e decretaram o afastament­o do trio do cargo.

Os três parlamenta­res se entregaram na Polícia Federal, na Praça Mauá, ontem à tarde. Na quinta-feira passada, eles já haviam sido presos, mas não ficaram nem 24 horas na cadeia, graças a uma decisão de seus colegas da Assembleia Legislativ­a do Rio de Janeiro (Alerj).

A decisão do TRF-2 foi uma reação à manobra da Assembleia, que sexta-feira decidiu, por 39 votos a 19, revogar o primeiro mandado de prisão do trio em função da Operação Cadeia Velha, sem comunicar ao Judiciário. Depois, os deputados anunciaram licença dos cargos. “Quando vi a Alerj ilegalment­e soltando os presos em carros oficiais pensei: ‘Meu Deus, pra que juiz, Ministério Público e advogado?’. Parecia um resgate de filme de faroeste. Sem querer ofender, de bandidos. Não é possível que se faça isso quando está todo mundo vendo. Que país é esse?”, indagou o desembarga­dor Paulo Espírito Santo. O colega Messod Azulay Neto emendou: “A Alerj não perdeu a oportunida­de de escrever página negra na História do Rio de Janeiro”.

Advogado vai recorrer

O advogado de Jorge Picciani, Nelio Machado, afirmou que vai recorrer a Cortes superiores. Albertassi, em nota, afirmou que confia na Justiça. E Paulo Melo alegou que o TRF-2 foi injusto.

 ??  ?? Jorge Picciani deixa a PF, na Praça Mauá, a caminho da prisão
Jorge Picciani deixa a PF, na Praça Mauá, a caminho da prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil