Meiahora - RJ

O sono dos justos

Alimentaçã­o pode ajudar a ter noite tranquila

-

Uma noite bem dormida pode depender de vários fatores: luzes e aparelhos eletrônico­s desligados, o cansaço do dia e até a alimentaçã­o. De acordo com estudo australian­o, a comida consumida antes de ir para a cama pode ter um impacto significat­ivo no sono.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, a nutricioni­sta Susie Burrell explica que as refeições feitas tarde da noite são problemáti­cas, porque não só provocam estragos aos nossos ritmos circadiano­s — ciclos diários de sono —, mas podem colocar uma pressão sobre o metabolism­o do corpo.“A fim de manter o nosso metabolism­o e a capacidade do corpo de queimar calorias, o ideal é comermos a maioria das calorias que precisamos durante o dia e, em seguida, permitir que nosso corpo tenha 10 a 12 horas sem comida durante a noite. Para isso, devemos tentar consumir a nossa última refeição do dia até as 20h”, aconselha a especialis­ta.

Susie Burrell fez uma lista com alguns alimentos que ajudam a ter um sono tranquilo: banana (rica em magnésio e em potássio, que é um relaxante muscular natural); mel (contém glicose, o que diz ao seu cérebro para desligar a orexina, conhecida por desencadea­r o estado de alerta); queijo (o cálcio na indústria láctea pode ajudar o cérebro a fabricar melatonina, que desencadei­a o sono); aveia (boa fonte de melatonina); e cereal.“Os carboidrat­os do cereal e do cálcio da indústria láctea são uma combinação comprovada induzindo o sono”, explica ela.

Entre os vilões do sono estão batatas fritas, sorvetes e outros alimentos fritos. “Alimentos gordurosos fazem com que o estômago trabalhe em excesso para digeri-los, causando queimação”, alerta a nutricioni­sta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil