Meiahora - RJ

Com provolone na cueca

Preso no regime semiaberto, deputado é flagrado na Papuda

- MARCO ANTONIO CANOSA

Preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda, em Brasília, desde junho de 2017, depois de ser condenado a sete anos e dois meses de reclusão pelos crimes de falsificaç­ão de documento público e dispensa de licitação, em 2003, quando era prefeito de Três Rios, o deputado federal Celso Jacob (PMDB) foi flagrado entrando na cadeia com um queijo provolone e dois pacotes de biscoito escondidos na cueca, no último domingo. Ele cumpre pena em regime semiaberto mas, por decisão da Câmara, não perdeu o mandato — durante o dia, dá expediente no Congresso e, à noite, volta para dormir na prisão.

De acordo com o relatório da direção do presídio, o deputado-presidiári­o, de 60 anos, havia saído no sábado e voltado no domingo, um direito que os internos desse tipo de regime têm. No retorno, durante a revista de rotina, os agentes penitenciá­rios encontrara­m, escondido na cueca de Celso Jacob, um pacote de queijo provolone desidratad­o. Indagado se havia mais alguma coisa, ele teria dito que não e que “estava com fome e não iria mais tentar entrar com alimentos”. Logo em seguida, os agentes encontrara­m um pacote de biscoitos light e um de biscoitos caseiros. O desvio de conduta rendeu ao deputado-presidiári­o a punição de sete dias no isolamento.

Por e-mail, a Subsecreta­ria do Sistema Penitenciá­rio (Sesipe), da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) confirmou o flagrante: “A Vara de Execuções Penais (VEP), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território­s (TJDFT), já foi comunicada do fato. Também foi aberto um inquérito disciplina­r para apurar o caso”, diz a nota. procurado, o advogado de Celso Jacob não retornou as mensagens nem ligações da reportagem.

 ??  ?? Celso Jacob cumpre pena por falsificaç­ão e dispensa de licitação
Celso Jacob cumpre pena por falsificaç­ão e dispensa de licitação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil