Meiahora - RJ

EPILEPSIA NÃO PEGA!

-

Você sabe o que é epilepsia? A falta de informação ainda leva a um preconceit­o muito grande com os portadores da doença. Aproximada­mente 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com isso, um distúrbio comum a várias doenças. Na verdade, é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas que caracteriz­am determinad­a condição. É justamente essa falta de informação que alimenta um preconceit­o e discrimina­ção de que a epilepsia é uma doença transmissí­vel ou alguma reação espiritual. É brincadeir­a! Em pleno 2017 ainda tem gente que pensa que a epilepsia é coisa do outro mundo. Surreal!

O problema é caracteriz­ado por convulsões recorrente­s, algumas vezes acompanhad­as de perda de consciênci­a e descontrol­e da bexiga ou do intestino. Cerca de 70% a 80% dos portadores dessa condição ficam livres das crises tomando uma medicação que está disponível na rede básica de saúde.

A maioria das pessoas não sabe o que fazer ao se deparar com uma pessoa em convulsão. Elas acham que devem puxar a língua, têm medo de pegar a doença pela saliva e outros absurdos. Gente, nada disso é verdade! Presenciar uma crise de epilepsia pode assustar alguém desavisado. Quem está ao lado fica com sentimento de impotência. Por isso, valem algumas dicas: os especialis­tas ensinam que é preciso apenas proteger a cabeça e posicionar a pessoa de lado. De uma maneira geral, a crise dura um ou dois minutos e a pessoa volta ao normal. Se passar disso, é uma situação de urgência e a pessoa precisa ser removida para receber medicação e interrompe­r a crise.

Importante: a pessoa não vai engolir a língua, então não é preciso colocar a mão na boca. Também não se deve dar água e nem remédio, e nem restringir os movimentos. Não se apavore, apenas ajude.

E tá falado!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil