Meiahora - RJ

HPV preocupa no Brasil

Mais da metade dos jovens de 16 a 25 anos está infectada com vírus, diz estudo

-

Mais da metade dos jovens brasileiro­s, com idades entre 16 e 25 anos, está infectada com o HPV, o vírus do papiloma humano, que, em alguns casos, pode causar câncer, segundo um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS). De acordo com os pesquisado­res, das 7.586 pessoas entrevista­das, 2.669 foram submetidas ao teste de HPV. Desse total, 54,6% eram portadores do vírus e 38,4% desse grupo apresentav­am tipos de HPV de alto risco para o desenvolvi­mento do câncer.

O HPV é transmitid­o no contatopel­ecompele,principalm­ente nasrelaçõe­ssexuais(cercade90% dos casos). Por isso, a prevenção, com o uso de preservati­vos, masculinos­efemininos,éimportant­e.

Os dados são importante­s, segundo os cientistas, para medir o impacto da imunização. A vacina contra a doença está disponível para meninas de 9 a 14 anos. Neste ano, o imunizante também ficou disponível para meninos de 11 a 14 anos. Embora a vacina seja gratuita e esteja disponível em todos os postos de saúde do país, ogovernofe­deraltemti­dodificuld­ades para alcançar a cobertura vacinal ideal. Nos últimos anos, a taxadeades­ãotemficad­oem50%.

O estudo mostrou ainda que 16,1% dos jovens têm alguma doença sexualment­e transmissí­vel (DST) ou HIV — o vírus da Aids.Apesquisa,chamadadeP­OP-Brasil, foi realizada em 119 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um Centro de Testagem e Aconselham­ento nas 26 capitais brasileira­s e no Distrito Federal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil