Meiahora - RJ

Atenção com os brinquedos!

-

Todos nós sabemos que os brinquedos são a grande atração para a garotada no Natal. Eles querem tudo que aparece pela frente e, principalm­ente, as novidades. Mas é bom lembrar que todo cuidado é pouco na hora de fazer as escolhas. Alguns brinquedos, se mal escolhidos, podem trazer danos à saúde e à segurança das crianças. Os pequenos de até três anos são os que exigem maior atenção na hora da compra, pois eles são os mais expostos ao engasgamen­to, uma das principais causas de mortes por causa de brinquedo.

Ao lado do engasgamen­to, as quedas também são causadoras de lesões e mortes relacionad­as a brinquedos. As pesquisas apontam que milhares de crianças são hospitaliz­adas por isso. Especialis­tas alertam que na hora da compra é preciso observar se o brinquedo é próprio para a idade da criança e se tem o selo de segurança do Inmetro. É também importante exigir a nota fiscal do produto para eventuais trocas por defeito e garantia. Esse assunto é sério!

Outra dica é procurar fazer a compra no mercado formal para evitar contratemp­os. Nem tudo que é mais barato é melhor nesses casos! O risco de adquirir brinquedos no mercado informal é grande, já que muitos produtos vendidos nele podem apresentar toxidade na composição da tinta usada ou peças pequenas que se soltam com facilidade e podem ser engolidas ou aspiradas pelas crianças. Amigos, o bagulho é doido e toda atenção é pouca.

Outra recomendaç­ão é que as embalagens dos brinquedos só devem ser abertas na presença de um adulto. Elas também podem provocar acidentes. A criança pode brincar com a caixa ou saco plástico e se asfixiar, ou a embalagem pode conter objetos como grampo ou parafusos que podem ser engolidos. Respeitar a faixa de idade é fundamenta­l e os especialis­tas ainda afirmam que os pais devem ensinar para os filhos que os brinquedos devem ser guardados após o uso. Espalhados pela casa eles também podem causar acidentes.

E tá falado!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil