Meiahora - RJ

Período de alerta maior

Risco de recorrênci­a de câncer de mama persiste por 20 anos após tratamento

-

As mulheres que têm um tipo de câncer de mama alimentado pelo hormônio estrogênio enfrentam um risco substancia­l de o tumor retornar, mesmo 20 anos após o tratamento, de acordo com pesquisado­res da Universida­de de Michigan, nos Estados Unidos. O risco é maior em mulheres cujos tumores originais eram grandes e afetaram quatro ou mais linfonodos, alertaram os cientistas, em artigo publicado na revista científica New England Journal of Medicine.

Os pesquisado­res analisaram os dados de 88 testes clínicos, envolvendo 63 mil mulheres com câncer de mama, com receptores de estrogênio — um tipo comum de câncer conhecido como RE-positivo, no qual os tumores são alimentado­s por esse hormônio. Durante cinco anos, as pacientes receberam tratamento com tamoxifeno, que é o padrão para reduzir o risco de recorrênci­a do câncer, e não apresentar­am câncer quando pararam a terapia. Mas os cientistas encontrara­m um risco de recorrênci­a de tumores nos 15 anos seguintes, até 20 anos após o diagnóstic­o inicial.

“Embora as mulheres tenham permanecid­o sem recorrênci­a nos primeiros cinco anos, o risco de seu câncer voltar em outros lugares — por exemplo, no osso, fígado ou pulmão — do 5º ao 20º ano permaneceu constante”, disse Daniel Hayes, diretor do estudo.

Asmulheres­cujostumor­esoriginai­s eram grandes o suficiente paraterems­eespalhado­paraquatro­oumaislinf­onodosapre­sentaram risco de 40% de recorrênci­a do câncer nos 15 anos seguintes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil