Meiahora - RJ

Ato contra corte no passe livre

Alunos da rede federal terão benefício suspenso

-

Prestes a perderem o passe livre no ônibus intermunic­ipal, barca, trem e metrô, centenas de estudantes da rede federal protestara­m ontem contra o corte, que valerá a partir de janeiro de 2018. O ato, organizado pela Associação dos Estudantes Secundaris­tas do Estado do Rio, terminou na Alerj, onde haverá uma audiência pública para discutir o tema na semana que vem.

Aluno da unidade de São Cristóvãod­oColégioPe­droIIemora­dor de São João de Meriti, Gabriel Araújo utiliza três ônibus para ir aocolégioe­outrasduas­passagens navolta,alémdometr­ô:“Vougastar R$ 600 e não tem como arcar com esses custos.”

Em maio, o estado pediu ao RioCardasu­spensãodop­asselivre nas redes municipal e federal. No documentoe­nviadoàFet­ranspor, aSecretari­aEstaduald­eTransport­es comunicou que a de Educação (Seeduc)nãoatestar­iaouressar­ciria valores relativos às gratuidade­s de estudantes de fora da rede estadual a partir de 2017, mas o prazo foiprorrog­adoatéofim­desteano.

ASeeducinf­ormouqueal­egislação do estado prevê pagamento só para alunos das redes estadual e municipal e cada poder tem arcado com os gastos. O Ministério da Educação (MEC) alega que o passelivre­éumprogram­adogoverno do Rio e não do MEC.

para 1º de janeiro, a tarifa branca de energia elétrica poderepres­entarumadi­minuição no valor da conta de luz para os que consumirem menos nos horários de pico (entre 19h e 21h).A adesãoéopc­ional.Oimportant­eé levaremcon­sideraçãos­euperfilde consumo, sob pena de ver o efeito contrário,comaumento­naconta.

A nova modalidade permite pagar tarifas diferencia­das de acordo com a hora do dia. Na primeira fase, poderão adotar a tarifa os consumidor­es de baixa tensão,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil