Meiahora - RJ

Sai de cena Eva Todor, a eterna ‘Kiki Blanche’

De origem húngara e criada no Brasil, atriz morre aos 98 anos, em sua casa

-

OBrasil perdeu a‘vovozinha’ simpática e a senhorinha sempre elegante e de humorimpag­áveldasnov­elas.Aatriz Eva Todor morreu na manhã de ontem, em casa, no Flamengo, na Zona Sul do Rio, aos 98 anos, em consequênc­ia de uma pneumonia.Evasofriad­emaldePark­inson e estava longe da televisão desde a novela ‘Salve Jorge’, da Rede Globo, exibida em 2012. Ela era viúva e não tinha filhos. Ao todo, atuou em 31 trabalhos na TV. Seu papel mais marcante foi o da ex-vedete Kiki Blanche, na novela‘Locomotiva­s’(1977),sua estreia na Globo.

A notícia levou o meio artístico a lamentar a morte da atriz, nas redes sociais.“Mais uma estrela enfeitando o céu. Obrigada, Eva Todor!”, postou a atriz Glória Pires.“O Teatro Rival Petrobras, emocionado, se despede de uma das suas grandes Estrelas”, escreveu Ângela Leal, atriz e administra­dora da casa de espetáculo­s. “Minha homenagem e eterna saudade”, disse Walcyr Carrasco, autor de‘O Cravo e a Rosa’, novela que contou com Eva no elenco.

No palco aos 9 anos

Filha de uma designer de moda e de um comerciant­e, Eva nasceu em 9 de novembro de 1919, em Budapeste, capital da Hungria. A família emigrou para o Brasil após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Aqui, Eva continuou as aulas de balé e aos 9 anos já havia se apresentad­o em espetáculo de dança solo, acompanhad­a de um pianista, no Teatro Municipal de São Paulo.

 ??  ?? Eva Todor deixou a Europa após a Primeira Guerra Mundial para fazer uma carreira de sucesso no Brasil
Eva Todor deixou a Europa após a Primeira Guerra Mundial para fazer uma carreira de sucesso no Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil