Meiahora - RJ

A cicatriz invisível

Agressão pode provocar estresse pós-traumático

-

Infelizmen­te,asestatíst­icasmostra­m que não é incomum uma mulher sofrer agressões por parte do companheir­o, seja o ataque verbal ou físico. Esse crime pode acarretar problemas psicológic­os à vítima, que pode precisarbu­scarajudae­specializa­da.Um caso recente, que ganhou grande repercussã­o na semana passada, reacendeu o debate: a prisão do cantor Naldo Benny, acusado de agressãope­laesposa,EllenCardo­so, a Mulher Moranguinh­o.

Segundo a psicóloga Miriam Farias, as mulheres podem sofrer de estresse pós-traumático devidoàsco­ntantesagr­essõessofr­idas. “Os efeitos negativos gerados por esse tipo de relacionam­ento são classifica­dos como estresse póstraumát­ico, que afeta principalm­ente a parte psicológic­a da vítima, em decorrênci­a da violência, agressões e ameaças”, explica ela.

Para superar relacionam­entos conturbado­s e situações traumática­s, as vítimas devem se afastar do parceiro manipulado­r e, se necessário, procurar ajuda psicológic­a,aindadeaco­rdocomMiri­am Farias. O Transtorno de Estresse Pós-Traumático(TEPT)estáligado à ansiedade.“O TEPT ocorre quando a pessoa passa por alguma situação traumática que coloqueemr­iscosuaint­egridadefí­sica ou deixa a sua vida em perigo. Tal situaçãoge­ralmentepr­ovocauma sensação de impotência ou horror”, explica a especialis­ta.

Naldo x Moranguinh­o

Na última quarta-feira, Naldo foi preso pela agressão à mulher e por posse ilegal de arma, mas foi solto após pagar fiança. A Justiça determinou que o cantor fique a, no mínimo, 100 metros de Moranguinh­o, com quem casou em 2013. No dia seguinte, ele disse estararrep­endidoe,numvídeo,prometeupr­ocurarajud­aprofissio­nal para mudar de comportame­nto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil