Meiahora - RJ

Eta, colesterol ruim...

Metade das pessoas na meia-idade tem ateroscler­ose, alertam cientistas

-

Metade das pessoas de meia-idade, mesmo estando com peso normal e não sendo fumantes nem diabéticas, pode desenvolve­r ateroscler­ose, que é o acúmulo de placas de gordura ou colesterol nas paredes das artérias.A constataçã­o foi feita por cientistas, em um estudo com 1.800 pessoas sem fatores de risco clássicos para o desenvolvi­mento de doenças cardíacas ou a ocorrência de derrames.

Emumartigo­publicadon­arevista científica do Colégio Americano de Cardiologi­a, os pesquisado­res destacaram a necessidad­e de adoção de novas medidas de controle dos níveis de colesterol ruim, o LDL-C, que é a principal razão pela qual pessoas aparenteme­nte saudáveis sofrem infartos ou derrames na meia-idade.

“Placas ateroscler­óticas estão presentes em 50% dos indivíduos de meia-idade (entre 40 e 54 anos), que não apresentam fatores comuns de risco cardiovasc­ulares”, destacou a pesquisa. O Colesterol LDL foi o fator predominan­te para um possível endurecime­nto das artérias, mesmo sem ainda ter causado nenhum problema de saúde informado pelo entrevista­do.

“Mesmo em pessoas com pressão sanguínea ótima e bons níveis de açúcar no sangue e de colesterol total, nós detectamos uma correlação independen­te entre o nível de circulação do LDL-C e a presença e extensão da ateroscler­ose subclínica (sem causa aparente)”, relatou Javier Sanz, coautor da pesquisa, do Centro Nacional de Investigaç­ões Carlos III (CNIC), da Espanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil