Meiahora - RJ

Guerreira de verdade

Com o coração fora do peito, recém-nascida consegue sobreviver a três cirurgias

-

Um bebê nascido com o coração fora do corpo passou por três cirurgias complexas nas três primeiras semanas de vida e conseguiu sobreviver. A última operação foi realizada ontem, em um hospital da cidade inglesa de Leicester.

Vanellope Hope Wilkins foi submetida à primeira cirurgia com apenas 50 minutos de vida. Ela nasceu de cesária e precisou das operações para que o coração fosse colocado dentro do peito. Sua condição, chamada de ‘Ectopis cordis’ (coração fora do tórax), é extremamen­te rara. A maioria ocorre em natimortos; ou seja, em bebês que morrem antes do parto. Os médicos disseram não saber de outro caso, no país, em que o bebê tivesse sobrevivid­o.

Os pais de Vanellope, Naomi Findlay, de 31 anos, e Dean Wilkins, de 43, descobrira­m que o bebê tinha o coração fora do peito ainda durante a gestação. Eles festejaram muito o sucesso das cirurgias e disseram que a filha é “uma verdadeira guerreira”.“Foi um choque quando o ultrassom mostrou que o coração dela estava fora do peito, porque nós não sabíamos o que aconteceri­a quando ela nascesse”, disse a mãe.

O pai revelou que o casal chegou a ser aconselhad­o a abortar a gestação, já que o bebê não teria chance de sobreviver.“Ninguém acreditou que ela iria superar esse problema, além de nós”, afirmou Dean.

Os próximos passos dos médicos são retirar o bebê do aparelho de respiração artificial e evitar que pegue infecções.

 ??  ?? Condição de Vanellope é muito rara: quase ninguém sobrevive
Condição de Vanellope é muito rara: quase ninguém sobrevive

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil