Meiahora - RJ

União terrorista

Casal é condenado por planejar ‘carnificin­a’

-

AJustiça da Inglaterra condenou ontem por terrorismo um casal que planejava uma‘carnificin­a’paracomemo­rar o seu casamento. Segundo a promotoria, a noiva, Madihah Taheer, de 21 anos, encorajou o noivo, UmmariyatM­irza,tambémde21, a preparar o ataque, dizendo:“Eu quero que você mate pessoas para mim. Tenho uma lista para você”.

Mirza foi condenado a 16 anos deprisão.Jáasuamulh­erpegou10 anos. O casal, que também planejava se juntar ao grupo terrorista Estado Islâmico, depois do casamento, em abril de 2016, trocou mensagens no WhatsApp sobre o planejamen­todoataque,segundo o jornal The Sun. Eles chegaram a pesquisar alvos em Londres, a capital, e nas cidades de Woolwich e Birmingham, onde viviam.

Em uma das mensagens, Mirza disse que queria esfaquear alguém “umas 27 vezes”. E Taheer respondeu: “Isso é muito bom”. Quando policiais fizeram uma busca na residência do casal, em Birmingham, eles encontrara­m uma faca de combate e um boneco,detamanhon­atural,commarcas de esfaqueame­nto na cabeça, no pescoço e no tórax.

O casal foi vigiado pelas autoridade­s ao longo de dois anos. Centenas de mensagens e alguns vídeos foram apresentad­os como provas, no julgamento. Os dois suspeitos foram presos em 29 de março passado, uma semana depois que um terrorista, Khalid Masood, atropelou e matou cinco pessoas, incluindo um policial, perto do Parlamento britânico, em Londres.

Marzi chegou a fazer pesquisas sobre Masood, em seu computador. E quando postou o ‘emoji’ de uma faca no WhatsApp, a polícia decidiu que era tempo de acabar com a‘brincadeir­a’.

Encarregad­o de levar alegria e arrancar sorrisos dos mais de 70 milhões de habitantes de seu estado, na Índia, o ministro da Felicidade de Madhya Pradesh, Lal Singh Arya, está sendo procurado pela polícia sob a suspeita de assassinat­o. Arya sumiu das vistas do público desde que foi emitida uma ordem de prisão contra ele, para responder pela morte de um político da oposição, ocorrida em 2009.

Em janeiro, Madhya Pradesh tornou-se o primeiro estado indiano a criar um ministério da Felicidade, e o nomeado para ocupar a pasta foi Arya. A decisão despertou grandes expectativ­as, especialme­nte com o desenvolvi­mento de programas sociais voltados principalm­ente para os idosos, incluindo ioga, meditação e peregrinaç­ões religiosas. A polícia disse que espera capturar Arya antes de uma audiência marcada para o dia 19.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil