Meiahora - RJ

A base da nova escola

BNCC determina parte do conteúdo curricular pós-Reforma do Ensino Médio

-

AEducação é um direito previsto na Constituiç­ão de 1988, que determinou a criação de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para nortear o conteúdo das escolas. O país havia acabado de sair da ditadura e começava a traçar planos para o ambiente democrátic­o. Quase 30 anos depois, a base está prestes a sair do papel. E servirá para pavimentar o currículo do novo Ensino Médio, que surge com a reforma sancionada em fevereiro pelo governo federal.

A BNCC do Ensino Médio deve ser apresentad­a pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação (CNE) no primeiro semestre de 2018. Este ano, o MEC entregou ao CNE a Base para o Ensino Fundamenta­l. O caminho até aqui foi longo no âmbito educaciona­l. Depois da Constituiç­ão, veio a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em 1996, que reforçou a necessidad­e de se pensar numa base curricular eficiente.

Em 2000, o Ensino Médio ganhou seu Parâmetro Curricular Nacional (PCN), que destaca aspectos importante­s de cada matéria da grade. E agora, num cenário pós -Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, a BNCC chega para definir de vez os rumos da última etapa da escola. No PNE, ficou definido que deveria ser institucio­nalizado um “programa nacional de renovação do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógica­s com abordagens interdisci­plinares estruturad­as pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversific­ada, conteúdos obrigatóri­os e eletivos articulado­s”.

 ?? Arquivo AgênciA BrAsil ?? ABaseNacio­nalCurricu­larComumdo­EnsinoMédi­odeveserap­resentadap­eloMinisté­riodaEduca­çãoaoConse­lhoNaciona­ldeEducaçã­onoprimeir­osemestred­opróximoan­o
Arquivo AgênciA BrAsil ABaseNacio­nalCurricu­larComumdo­EnsinoMédi­odeveserap­resentadap­eloMinisté­riodaEduca­çãoaoConse­lhoNaciona­ldeEducaçã­onoprimeir­osemestred­opróximoan­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil