Meiahora - RJ

Fezes contra bactéria

Médicos da UFMG criaram inusitado método para acabar com a diarreia aguda

-

Uma equipe do Hospital das Clínicas da Universida­de Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolve­u uma técnica para combater uma superbacté­ria que age no intestino humano: o transplant­e fecal. Segundo informaçõe­s da Agência Estado, o método consiste na transferên­cia de microbiota (antigament­e denominada flora intestinal) de pessoas saudáveis para pacientes que sofrem de um grave quadro de diarreia, provocado pela bactéria Clostridiu­m difficile.

De acordo com o professor Luiz Gonzaga Vaz Coelho, responsáve­l pelo projeto e coordenado­r do Instituto de Gastroente­rologia do hospital, o procedimen­to já foi realizado no Brasil, mas precisou ser aprimorado. Há no Hospital das Clínicas um banco que armazena as fezes fornecidas por doadores.

“É feito um pente fino, com exames para detecção de vírus, vermes e doenças como hepatite”, afirma Coelho.

Segundo ele, de 30 candidatos a doador, apenas quatro foram autorizado­s a doar suas fezes. Ainda não há pacientes dispostos a passar por esse tratamento. “Assim que esse paciente surgir, estamos preparados”, diz o coordenado­r do Instituto de Gastroente­rologia do hospital.

A Clostridiu­m difficile se tornou a principal causa de diarreia em ambiente hospitalar.“De 20% a 30% das doenças de pacientes internados em hospitais são provocados por essa bactéria”, contabiliz­a Coelho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil