Meiahora - RJ

Ele é a prova de que é possível vencer na vida

Limachem Cherem, ex-morador de rua, hoje é um mensageiro da esperança e alegria

-

Famoso por liderar cursos de formação de Papai Noel, Sebastião Benedito Cherem, 62 anos, gera emprego e leva mensagens de esperança a muitos lares. Mas o que está por trás desta fábrica de sonhos? A história de Limachem Cherem, como é conhecido o maior produtor de Papais-Noéis “profission­ais” da América Latina (mais de 500 em duas décadas), tem uma emocionant­e história de vida, forjada, sobretudo, no sofrimento.

Como num conto de Natal, com contornos reais e dramáticos, Limachem passou a infância perambulan­do pelas ruas, sem nunca ter recebido um presente de Natal de parentes. Com a morte do pai, José, aos 2 anos, o barra-mansense, nascido no bairro Coringa, no Sul do estado, foi morar com a mãe na casa do padrasto. Mas logo entrou em atrito com o “pai emprestado”, a quem acusou de ser violento.

“Daí para morar embaixo de viadutos e bancos de praças foi um pulinho”, lembra Sebastião, que, vendo outras crianças recebendo presentes a cada 25 de dezembro, não se deixava abalar e confeccion­ava ele mesmo os próprios brinquedos, quase sempre esculpidos em legumes.“Com um canivete, transforma­va chuchus, batatas, jilós e tomates em bonecos, animais e super-heróis. Cabos de vassouras viravam cavalos, e latas de refrigeran­tes, telefones. Era feliz, mesmo sem um teto, passando frio e fome.”

 ??  ?? Cherem,criadordaE­scoladePap­aisNoéisdo­Brasil,distribuir­ápresentes­emRealengo­nestasegun­da
Cherem,criadordaE­scoladePap­aisNoéisdo­Brasil,distribuir­ápresentes­emRealengo­nestasegun­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil