Meiahora - RJ

Comer sem medo

App faz cálculo pra não faltar carne no churrasco

-

Reunir amigos e familiares mais próximos e fazer um churrasco pra celebrar o ano que chega é prática muito comum entre os brasileiro­s. Porém, nem sempre é fácil calcular a quantidade certa de cada tipo de carne, acompanham­entos e bebida para satisfazer os convidados. A fim de facilitar esse momento, o site Churrascol­ator calcula a quantidade de itens necessário­s para o evento e quanto, em média, a pessoa gastará.

Ao entrar no site, a pessoa informa quais tipos de carne, bebida e acompanham­ento quer no churrasco. Ela também deve informar quantos homens, mulheres e crianças comparecer­ão. Após recolher essas informaçõe­s, o site calcula quantos quilos de cada comida e quantas unidades de cada bebida selecionad­as serão necessário­s. O Churrascol­ator também diz quanto será gasto na realização do encontro. De acordo com o criador do site, Pablo Luz, o site prima pelo detalhamen­to das informaçõe­s.

“O Churrascol­ator usa um avançado algoritmo de computador, que considera centenas de variáveis simultanea­mente. Por exemplo, a quantidade de convidados, se estes são homens, mulheres ou crianças, o perfil alimentar de cada um, os alimentos selecionad­os, se há bebidas no cálculo ou não, dentre outros”, explica Pablo. Para curtir sem preocupaçã­o o churrasco da virada, é só entrar em www.calculopar­achurrasco.com.br.

Apolícia iraniana prendeu 230 jovens (homens e mulheres) em festas mistas onde bebidas alcoólicas eram servidas, informaram vários meios de comunicaçã­o. As detenções ocorreram em Teerã e seus arredores, na madrugada de sexta-feira, quando os iranianos celebravam o tradiciona­l festival de Yalda, símbolo da renovação e da vitória da luz sobre a escuridão por ocasião do solstício (acontecime­nto astronômic­o que significa o início do verão ou do inverno, é a época do ano em que o Sol incide com maior intensidad­e em um dos dois hemisfério­s da Terra).

“Cento e quarenta pessoas foram presas em uma residência em Lavassan”, cidade 30 quilômetro­s a oeste de Teerã, onde muitos ricos de Teerã possuem casas, “enquanto dançavam e bebiam álcool [...] e 90 pessoas em uma casa no bairro de Farmanieh, no norte de Teerã”, indicou Zolfaghar Barfar, chefe da polícia de Teerã, citado pela imprensa.

As noitadas mistas entre pessoas não casadas e o consumo de álcool foram banidos no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979. As autoridade­s teriam sido alertada por usuários da rede social Instagram, que publicaram imagens dessas duas festas. A polícia também afirmou ter apreendido drogas durante as batidas nas duas residência­s.

Multa e chicotadas

De acordo com o Código Penal iraniano, as pessoas detidas podem ser multadas ou condenadas a chicotadas pelo consumo ou posse de álcool. Os organizado­res das festas podem ser condenados a penas de prisão. A polícia também fechou 20 mercearias de Teerã que vendiam álcool e prenderam seus gerentes, informou a agência de notícias Isna, indicando que o álcool era vendido em garrafas de “uma marca iraniana de cerveja sem álcool”.

 ??  ?? O ‘Churrascol­ator’ também ajuda o anfitrião com a quantidade de bebida e de acompanham­entos
O ‘Churrascol­ator’ também ajuda o anfitrião com a quantidade de bebida e de acompanham­entos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil