Meiahora - RJ

Mangaratib­a: águas-vivas

Espécie gigante assusta banhistas e leva município a lançar alerta

-

Aaparição de águas-vivas gigantes nas águas da Baía de Sepetiba tem provocado medo na região. Por conta da presença desses animais em grande escala, a Prefeitura de Mangaratib­a emitiu um comunicado alertando sobre o perigo das águas-vivas na região costeira da cidade. Especialis­tas garantem, no entanto, que não há motivo para preocupaçã­o, pois essa espécie é comum no país.

Pesquisado­res das universida­des de São Paulo (USP) e Federal do Rio (UFRJ) vão estudar os animais.Deacordoco­mobiólogo MarceloSzp­ilman,aespécieLy­chnorhiza Lucerna, como é chamadaaág­ua-vivagigant­e,chegaatrav­és da corrente d’água mais fria.

“Não é algo para se preocupar. Esse fenômeno de grande concentraç­ão dos animais nas costas écomum.Aespécienã­otemuma peçonha ativa que possa causar grandespro­blemaspara­quemfor atingido”,garantiuMa­rcelo,presidente do Aqua-Rio.

Em comunicado divulgado na quinta-feira, a Prefeitura de Mangaratib­a recomendou aos banhistas que tenham cuidado no mar. “É possível que ela apresente alta concentraç­ão de toxinas, podendo causar graves acidentes ou até processos alérgicos, no contato com a pele”, alertou. Em Angra dos Reis, a prefeitura fez vistoria em vários pontos da Baía de Ilha Grande, mas não encontrou o animal.

Emcasodeac­identecomá­guaviva, é preciso que o ferrão seja retiradoco­maprópriaá­guadomar. “Sevocêperc­eberquetem­umtentácul­oemsuapele,useáguasal­gada para tirar, pois ela faz com que células venenosas saiam do animal. Depois, a pessoa deve passar vinagrepor­quedesativ­aoveneno”, explicou Szpilman.

 ?? REPRodUÇÃo do facEBooK ?? Essa espécie de água-via é comum no país, segundo biólogo
REPRodUÇÃo do facEBooK Essa espécie de água-via é comum no país, segundo biólogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil