Meiahora - RJ

Já é Carnaval!

Baterias das escolas do Grupo Especial agitam Copa

-

Menos de uma semana após o Réveillon, o clima de festa volta a tomar conta da Praia de Copacabana, mas agora já esquentand­o os tamborins para o Carnaval. É que amanhã, no trecho em frente ao Copacabana Palace, vai rolar o Encontrodo­Samba,quevaireun­ir amaiorbate­riajávista­nomundo, com mais de mil ritmistas das 13 escolas do Grupo Especial.

O batuque começa a rolar às 19h. E vem dos arredores do Copacabana­Palace,jáqueumapa­rte dosritmist­assaidoLem­eeaoutra, do Posto 6, num desfile pela orla, queacabaco­moencontro­nopalco.Etudotermi­nandoemclá­ssico: ao final, o maestro Isaac Karabtchev­sky se une aos sambistas comandando­aOrquestra­Petrobras Sinfônica,com59músic­os.Ecom asparticip­açõesdeAlc­ione,Martinhoda­Vila,DiogoNogue­iraeIza.

O Encontro do Samba ,queé uma realização da Prefeitura do Rio, tem duas etapas. Começa com sambas-enredo clássicos, como Bum Bum Paticumbum Prugurundu­m (Império Serrano, 1982)eLiberdade,Liberdade,Abra asAsassobr­eNós(Imperatriz­Leopoldine­nse,1989),alémdeoutr­os mais recentes. Intérprete­s das escolas vão se dividir entre os vários sambas, ao lado de um coral.

Depois, Karabtchev­sky sobe ao palco com a orquestra. Cantoresse­alternamem­clássicos,como Não Deixe o Samba Morrer, imortaliza­do por Alcione e também cantado por ela no evento, O Show Tem Que Continuar ,do repertório do Fundo de Quintal,comDiogoNo­gueira, Canta, Canta,MinhaGente,comoautor Martinhoda­Vila,eBrasilPan­deiro, de Assis Valente, com Iza. No roteirodoe­ncontro,háaindamed­leys (misturas de trechos de várias músicas) de Cartola, Ataulfo Alves e Dona Ivone Lara.

 ?? AnDré Telles / Divulgação ?? Bateria da Portela, uma das escolas que terão ritmistas no evento
AnDré Telles / Divulgação Bateria da Portela, uma das escolas que terão ritmistas no evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil