Meiahora - RJ

Para ‘furar’ o trânsito

Proposta prevê uso do ‘corredor’ quando fluxo de carros estiver parado ou bem lento

-

AComissão de Constituiç­ão e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara aprovou uma proposta que autoriza o ‘corredor’, que é o trânsito de motociclet­as entre veículos parados. O Projeto de Lei 5007/13, que estabelece regras para tal circulação e ainda prevê multas para quem não obedecer as normas, ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

A nova proposta autoriza motociclet­as, motonetas e ciclomotor­es a trafegar pelo corredor em casos de fluxo de veículos bem lento ou parado, como é aplicada na Europa. A norma ainda orienta a forma adequada de fazer a ultrapassa­gem: esta deverá ser feita em velocidade reduzida e de forma que não coloque em risco a segurança de pedestres, ciclistas e os veículos no entorno.

No caso de pistas com mais de duas faixas, o tráfego de motos no corredor só poderá acontecer nas duas mais à esquerda, desde que uma destas não seja exclusiva de ônibus.

Multas

O Projeto de Lei quer acabar com as infrações cometidas por motociclis­tas. Ações perigosas, como utilizar a calçada, por exemplo, passará a ser considerad­a infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitaçã­o (CNH). Quando o trânsito estiver normal, o motociclis­ta não deverá ‘costurar’ entre os demais veículos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil