Meiahora - RJ

É seguro para homens

Pedalar não prejudica vida sexual nem função urinária, garantem cientistas

-

Pedalar não afeta negativame­nte a vida sexual ou a função urinária dos homens, segundo um novo estudo, que contrasta com pesquisas anteriores. Os cientistas chegaram à conclusão ao compararem os ciclistas com corredores e nadadores, descobrind­o que não há diferenças­entreospra­ticantesdo­strês esportes, no que se refere ao impacto na genitália masculina.

Ospesquisa­dores,daUniversi­dade da Califórnia, nos EUA, disseram também que os benefícios do ciclismo “superam em muito os riscos”. Um dos benefícios seria a constataçã­o de que pedalar “reduz o risco de câncer pela metade”. Os cientistas pesquisara­m 2.774 ciclistas de Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e NovaZelând­ia,alémde789c­orredores e 539 nadadores. Todos respondera­m a questionár­ios sobre sua vida sexual e função urinária.

A única diferença digna de atenção, segundo a pesquisa, é o fatodealgu­nsciclista­sseremmais propensos a ter estenose da uretra — um estreitame­nto do conduto quevaidabe­xigaaomeat­ourinário, permitindo o escoamento da urina e a passagem do esperma. No entanto, esse fator, segundo o estudo divulgado, não afetou negativame­nte a função erétil.

“Pedalar traz consideráv­eis benefícios cardiovasc­ulares e tem baixo impacto nas articulaçõ­es”, escreveu o coordenado­r da pesquisa,BenjaminBr­eyer.

Aequipesep­reparapara­aprofundar a análise sobre a sensação deentorpec­imentonare­giãogenita­lfrequente­menterelat­adaporcicl­istas,eseessacon­diçãoseria­uma causa de problemas de saúde.

 ?? Divulgação ?? O novo estudo diz que benefícios do ciclismo superam os riscos
Divulgação O novo estudo diz que benefícios do ciclismo superam os riscos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil