Meiahora - RJ

Fogo em Portugal

Incêndio mata oito e fere 47 na hora do jantar

- TONDELA, PORTUGAL

Pelo menos oito pessoas morreram e 47 ficaram feridas — nove com gravidade — em uma explosão, seguida de um incêndio, em uma associação recreativa da localidade de Vila Nova de Rainha, perto da cidade de Tondela, no norte de Portugal. Os gravemente feridos foram transferid­os de helicópter­o para hospitais de Lisboa e da cidade do Porto.

Os membros do clube haviam se encontrado durante o sábado para participar de um torneio de cartas e, à noite, cerca de 70 deles ficaram para assistir pela televisão a um jogo do Campeonato Português, entre o Benfica, de Lisboa, e o Sporting, de Braga. O acidente aconteceu no primeiro andar da associação, na hora do jantar.

“Tudo indica que o incêndio foi provocado pela explosão de um fogão e rapidament­e se espalhou, atingindo o teto do edifício e liberando uma grande quantidade de monóxido de carbono”, explicou o prefeito de Tondela, José Antonio Jesus.

Um homem que estava no local no momento do incêndio relatou o desespero das vítimas. “Em pânico, muitas pessoas se aglomerara­m nas portas e foi impossível abri-las. Tudo aconteceu muito rápido. Em cinco minutos, todo o prédio estava em chamas”, contou a testemunha ao jornal Público.

Um porta-voz do corpo de bombeiros de Tondela informou que o incêndio foi controlado em uma hora. Ontem, assessores do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, informaram que ele decidiu visitar o local da tragédia.

UM AVIÃO derrapou no aeroporto de Trabzon, na região nordeste da Turquia, e parou em um barranco próximo à pista, no litoral do Mar Negro. O Boeing 737, da Pegasus Airlines, estava com 168 pessoas a bordo, mas ninguém se feriu. Todos foram retirados em segurança, durante a madrugada de ontem. O aeroporto chegou a ser fechado brevemente, mas reabriu de manhã. As causas do acidente estão sendo investigad­as. O avião chegava de Ancara, a capital do país.

L

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil