Meiahora - RJ

Tudo fresquinho no lar

Especialis­tas dão dicas para escolher o aparelho de ar-condiciona­do ideal

-

Em época de temperatur­as altas, o ar-condiciona­do é um aparelho que não pode faltar para amenizar o famoso calor do Rio de Janeiro. Para quem pretende trocar o velho aparelho por um mais moderno e potente, vale conferir algumas dicas. O gerente de pós-venda da Midea Carrier, Gilmar Oliveira, explica que, antes de tudo, o consumidor precisa dimensiona­r a carga térmica do ambiente para saber qual a capacidade (em BTU/h) necessária para o espaço. Ele afirma que no site da empresa (www.mideadobra­sil. com.br) há um dimensiona- dor que simplifica esta análise e calcula a capacidade levando em conta o número de pessoas no local, luminárias, equipament­os eletrônico­s, janelas e orientação solar.

É essencial também optar por produtos com selo Procel, de economia de energia, que atesta melhor eficiência energética do equipament­o, resultando em gasto menor, ou mesmo aparelhos com tecnologia Inverter, que chegam a ser até 74% mais econômicos do que os convencion­ais.

Fernando Santos, arquiteto e diretor da Santos Projetos, comenta que os modelos split estão em alta e oferecem muitas vantagens em relação aos de janela. A principal, segundo ele, é o desempenho, pois a troca de calor ocorre na parte de fora do cômodo refrigerad­o, na unidade condensado­ra.“No aparelho de janela, as etapas do processo de refrigeraç­ão acontecem todos numa caixa única, o que reduz sua eficiência. Um aspecto que contribui para o melhor desempenho do aparelho split é que se faz apenas um furo na parede entre o ambiente interno e o externo para conexão das unidades evaporador­a (interna) e condensado­ra (externa)”, explica.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil